Perguntaram-me pela minha idéia pessoal de 'política'. Pois bem.
Política:
Qualquer ato pessoal. Tudo o que fazemos, criamos, pensamos , por si só, político posto que é um fazer-se no mundo, é assumir uma posição, é negar e afirmar, é transformar, é agir.
Tudo, absolutamente tudo que faço é político.
Perguntam-me então aonde se localiza a moral dessa política. Pois. Consiste na negação da insitucionalização da política, no partido, no patrulhamento. Minha ética se estabelece no fazer, em mim mesmo como indivíduo, como agente, pondo em prática crenças e convicções no trato direto com as pessoas, na sinceridade e convicção de minhas idéias.
Essa é minha ética. Não preciso participar politicamente em militâncias ou congregações. Minha luta começa no pensamento, para libertar-me das amarras de qualquer um que queira comandar-me. Aí, então, agindo em vistas da Liberdade - e sei qu enão serei livre enquanto não sejamos todos livres - faço-me político.
P.S: Acusem-me de exagerado, inocente, ingênuo, utópico. Sim, utópico. Todo socialismo, se não é utópico, tampouco é socialismo. Fique cada um com sua consciencia. Eu cá, fico com a minha, que, caso alguém se pergunte: sim, está limpíssima!
domingo, 10 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário